-
Arquitetos: Devolution
- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Xiaodong Xu
Descrição enviada pela equipe de projeto. No 27º pavimento de um edifício de 50 pavimentos, alugamos um apartamento de 90 metros quadrados com 2 dormitórios e o convertemos em um parque. Este edifício está localizado em uma nova área residencial de alta densidade em Xinglin Bay Xiamen e é um volume que abriga 300 famílias no total. Se houver 3 pessoas morando em cada apartamento e a taxa de ocupação for de 70%, este edifício terá cerca de 600 moradores.
É um estilo de vida moderno, um edifício de função única com espaço vertical sobreposto e mutuamente fechado. O elevador é um dos corredores de trânsito mais importantes (é praticamente o único corredor de tráfego para residentes dos pavimentos mais altos). A vida pública das pessoas gira em torno de um parque no átrio, que só pode ser usado pelos moradores (onde o uso de idosos e crianças é maior).
Antes do surgimento das casas modernas, os bairros residenciais tradicionais geralmente compartilhavam um parque nas proximidades. O parque é um campo para a vida pública, um espaço completamente aberto e de acesso gratuito. Atualmente, os parques são vistos quase sempre em formas privatizadas como em condomínios fechados.
A razão pela qual o proprietário nos permitiu realizar essa transformação é que ele comprou o apartamento como um investimento ou para viver no futuro, mas ele não queria alugá-lo com uma decoração simples, o que obviamente não valia a pena. Por muito tempo, antes de alugarmos este apartamento, ele ficou vago. Isso representa os desejos de alguns compradores na área residencial emergente. Imaginamos, portanto, que seria interessante transformar esses apartamentos vazios em pequenos parques (ou outros tipos de espaços públicos). Mas não era nossa intenção original.
O DevolutioN PARK foi um projeto simbólico de curta duração, só sobrevive por meses. Nós acreditamos que esta se torne uma prática comum. Isso mostra apenas uma privatização mais extrema da vida pública, bem como a relação entre o espaço privado e o espaço público nas cidades modernas.
Além do parque no 27º andar, cooperamos com a nova equipe de mídia SeeekLab para abrir um parque on-line. Pessoas que não pertencem a condomínios podem acessar esse parque on-line através de seus computadores e telefones celulares como residentes, que é conectado ao parque no 27º andar em tempo real. As pessoas podem participar e iniciar outra forma de vida pública. É baseado na internet, anônima e não comunitária. Você pode imaginar uma cena muito pós-moderna, alguém sentado no parque, pegou seu telefone e envolveu-se na vida pública por meio da internet. O número de pessoas no parque on-line e no parque real será contado e catalogado.